Dificuldades no recrutamento de pessoal em APH

Dificuldades no recrutamento de pessoal em APH
Gestão em Saúde

30/05/2021

Trabalhei como gestor de uma empresa de Atendimento Pré-hospitalar (APH) durante um longo tempo e tinha como uma das minhas atribuições realizar seleção e recrutamento de enfermeiros, técnicos em enfermagem e socorristas. No mesmo ambiente de trabalho, também fazia preceptoria de estagiários no final de suas graduações, situação que me proporcionou conviver com “futuros médicos” e futuros enfermeiros” com os mais variados perfis.

Todos os dias recebia dezenas de currículos via e-mail, muitos pedindo uma chance para o sonhado primeiro emprego. Ouvia muitos reclames típico dos recém-formados, do tipo: "Como vou ter experiência se ninguém dá oportunidade?" 

Pois bem, eu e outros colegas recrutadores tínhamos uma inclinação por contratar recém-formados talentosos, aqueles que tinham uma boa bagagem acadêmica e qualificações específicas para atuarem em APH, um universo tão desafiador até mesmo para profissionais experientes. Geralmente esses talentosos recém-formados se tornavam excelentes profissionais de APH!

Sendo assim, deixo essas valiosas dicas a você estudante de curso técnico ou superior que deseja um emprego em APH:
•    Capriche nas matérias de base: anatomia, fisiologia, bioquímica, farmacologia, etc. São essas que lhe farão entender o porque de um monte de coisas que podem acontecer com seu paciente quando estiver com ele, frente a frente, dentro de sua ambulância.
•    Consuma boa leitura sobre o tema: o APH é um campo muito vasto e dinâmico, sempre tem uma atualização pra ler!  Fique atento a novas publicações e as devore!
•    Participe de Ligas do Trauma caso sua faculdade tenha uma: agrupar-se com colegas com afinidade pelo tema será valioso para reforçar o aprendizado.
•    Faça bons cursos de extensão, imersão e selecione com carinho as suas atividades complementares: o portal Mãos que Salvam veio para te direcionar nesse sentido, oferecendo capacitações em temas de grande relevância para a formação de um futuro emergencista.

Venha estudar com a gente! Tenho certeza que você vai impressionar seu recrutador!

Profº Renato Chagas


Posts Relacionados

Enfermagem Forense: uma especialidade inovadora

Enfermagem Forense: uma especialidade inovadora

A enfermagem forense é uma especialidade inovadora e em evolução, que busca at

→ Leia mais...
Controle de hemorragia externa

Controle de hemorragia externa

Sabia que a hemorragia é a principal causa de morte na vítima de trauma? E mais...

→ Leia mais...
Kit de Primeiros Socorros Outdoor

Kit de Primeiros Socorros Outdoor

Realizar qualquer atividade em ambiente natural requer planejamento, avaliação d...

→ Leia mais...
Renato Chagas

Renato Chagas


Enfermeiro graduado pela Universidade Paulista, pós graduado em urgência e emergência pela PUC-GO. Atuante em Gestão e assistência em APH. Docente em programas de pós graduação de urgência e emergência. Bombeiro Militar (Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal - CBMDF)

→ Veja o Perfil Completo